Hélio Costa: Ministro recebe Título de Cidadão Honorário de Viçosa

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
23/11/2009

A homenagem aconteceu na manhã, da segunda-feira, 23, na Câmara Municipal de Viçosa. O Título de Cidadão Honorário de Viçosa, foi conferido ao Ministro de Estado das Comunicações, Senador Hélio Costa, pela Casa, através do Vice Presidente, vereador Antônio Elias.

Hélio Costa nasceu em Barbacena, de origem humilde, filho de um taxista e uma operária, foi o único dos 5 filhos que chegou à Universidade. Desde cedo trabalhou para ajudar a família, e aos 15 anos tornou-se locutor de rádio.

Cinco anos depois, mudou-se para Belo Horizonte. Trabalho de dia, estudo a noite, e é aprovado no concurso para atuar na rádio "Voz da América", nos Estados Unidos. Ainda no exterior, administrou a quarta maior rede de televisão do mundo.

Como repórter, conheceu 73 países. Depois de uma carreira de sucesso, passa a se dedicar a política e aplica a sua experiência a favor do país.

Em 1986, é eleito Deputado Federal. Apresenta 106 emendas à Constituição Federal, a maioria em defesa dos trabalhadores.

Em 2002, é eleito Senador com 3 milhões e 570 mil votos.

Agora, como Ministro das Comunicações, Hélio Costa, destaca-se pelo desenvolvimento da indústria, no incentivo a pesquisa tecnológica, na garantia da TV aberta gratuita, na ampliação das rádios comunitárias e na defesa do consumidor.

O Sitema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), ganhou o seu apoio incondicional.

Também a frente do Ministério, ampliou o Programa de Inclusão Digital, por meio da instalação de Telecentros, dando a oportunidade a milhões de estudantes carentes e trabalhadores de terem acesso à internet.

Ao lado dos Deputados Federais, Paulo Piau, que representou oficialmente o Presidente da Câmara, Deputado Michel Temer, na solenidade da Câmara de Viçosa,  e Antônio Andrade, da  Presidente da Câmara de Viçosa, vereadora Cristina Fontes, do Reitor da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Cláudio Costa, do Major Ranieri, da Polícia Militar, e do Delegado de Polícia Civil, Carlos Bastos, o Ministro falou da sua emoção em receber o Título, e salientou o carinho pela cidade.

A placa entregue ao Ministro das Comunicações trouxe os seguintes dizeres: "A Câmara Municipal  de Viçosa, através de seus vereadores, confere ao Senhor Hélio Costa o Título de Cidadão Honorário de Viçosa, pelos relevantes serviços prestados à sociedade viçosense".

Na foto, o Ministro com lideranças partidárias da cidade, e da região, durante a solenidade na Câmara de Viçosa.