Mudança de rua é discutida em Audiência Pública

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
03/12/2009

A Audiência Pública realizada, na quinta-feira, 3, na Câmara Municipal de Viçosa, atendeu ao requerimento de nº 048/2009, de autoria do vereador Lidson Lehner, com o objetivo de promover a discussão da possível mudança da rua Aristeu Fernandes e Travessa José Venceslau de Arruda, hoje situadas no bairro São José para o bairro Boa Vista, uma reivindicação desses moradores.

Aberta à participação da comunidade, a Audiência contou com a presença da Presidente da Câmara, vereadora Cristina Fontes, do Vice-Presidente, vereador Antônio Elias, do Sercretário da Mesa Diretora, vereador Lidson Lehner, dos vereadores João Batista, Luis Eduardo, Marcos Nunes, do Diretor do Instituto de Planejamento Municipal (IPLAM), José Antônio Reis, do Arquiteto do IPLAM, José Luiz de Freitas, da Coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Amoras, e representante da Secretaria de Saúde, Renata Siqueira Faria, além do Presidente da União das Associações de Moradores de Viçosa, Geraldo de Castro, da Presidente da Associação de Moradores do bairro São José, Francisca Pereira Cruz, do Presidente da Associação de Moradores do bairro Boa Vista, José Custódio Barbosa, e da comunidade dos dois bairros.

No dia 17 de setembro, deste ano, o vereador Lidson Lehner, participou de reunião promovida pelos moradores da avenida Jacó Lopes de Castro e rua Aristeu Fernandes, com a presença da Presidente da Casa, vereadora Cristina Fontes, onde foi entregue aos vereadores um abaixo assinado, com 67 assinaturas, solicitando que a rua citada passe a pertencer ao bairro Boa Vista.

A indicação de nº 245/09, datada de 22 de setembro, também do vereador, solicitou ao IPLAM um estudo sobre a possível mudança, atendendo a reivindicação dos moradores do bairro São José, dentre outras alegações a de que a comunidade em que residem não possui atendimento médico, e assim, eles ficam impedidos de utilizar os serviços do Posto de Saúde do bairro Bela Vista.

Segundo parecer emitido pelo IPLAM, "analisando fisicamente o local, percebe-se que, realmente, possui uma ligação direta com o bairro Bela Vista, podendo pertencer tanto a um bairro como ao outro", e com relação à cobrança de impostos, a Secretaria de Fazenda, não vê nenhum impedimento.

Mas, o parecer da Secretaria de Saúde já não é tão favorável. Segundo os números: o PSF do bairro São José foi planejado para atender a 2 equipes de PSF, e o do bairro Amoras apenas 1, e cada equipe com a sua quantidade de atendimento já definida.

Para o PSF do bairro Amoras é previsto o atendimento de 4000 mil pessoas, sendo que hoje atende aproximadamente 3600 pessoas, com uma margem de 400 atendimentos reservados à pessoas quew possam vir a se estabelecer no bairro.

Para o vereador Lidson Lehner "foi muito importante a Audiência Pública para que as duas comunidades discutissem sobre o assunto e, principalmente, para que uma decisão seja tomada sem nenhum prejuízo para os referidos bairros".

Uma reunião com o Secretário de Saúde foi agendada para o próximo dia 17.