Projeto de Urbanização do Paraíso é retirado de votação

por vca — publicado 05/12/2012 10h12, última modificação 11/03/2016 09h09
04/12/2012

       ZR5

 

O projeto de lei de n° 050/2012, que dispõe sobre a Zona Residencial 5-ZR5, área de expansão referente ao Paraíso, tem sido um tema recorrente de discussão na Casa. Na reunião ordinária desta terça-feira (04) o projeto de lei que estaria em primeira votação, foi retirado de pauta.

No primeiro momento, o Professor do Departamento de Biologia da UFV, Rômulo Ribon fez o uso da tribuna livre. Ele salientou que durante a audiência pública para discussão do projeto, todo o público que participou foi contrário a aprovação, além dos especialistas. “A região do Ribeirão São Bartolomeu é de total responsabilidade de Viçosa, se essa Casa tomar alguma decisão que vai contra a frear a especulação imobiliária no Paraíso, além de algumas ações que foram apresentadas com a intenção de proteger as águas será um atestado de descompromisso com o município”.

Os vereadores comentaram e discutiram a votação do projeto. A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) se declarou contrária à votação do projeto ainda neste ano e pediu que fosse retirado. “O projeto tem que ser mais debatido, nós observamos os dados técnicos, foi encaminhamento da audiência pública a implantação da Área de Preservação Ambiental, quero que as gerações futuras continuem com água de qualidade, nosso maior compromisso é com a comunidade de Viçosa”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) fez coro a sua colega e solicitou que a votação do projeto de lei só ocorresse na próxima legislatura. “Entendo o crescimento desenfreado da área, mas é necessário um estudo amplo do Executivo para que aquela região possa ser urbanizada da maneira correta, não foi estudado várias possibilidades, como transformar a região em área de segurança hídrica, precisamos proteger nossas águas”, ressaltou.  

Para o Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) a aprovação do projeto é necessária, devido ao crescimento desregulado. “A região está sendo urbanizada de maneira incorreta. As águas já estão sendo prejudicadas, continuar da maneira que pode não está certo, deve haver uma regulamentação, construção da bacia seca, piso poliedro, tratamento de esgoto do afluente, loteamento e iluminação. Está se construindo sem deixar espaço para creches e praças, não podemos esperar um ou dois anos, pois até lá o Paraíso se tornará um grande bairro”.

O líder do Prefeito na Casa, Vereador Marcos Arlindo (PV) atendeu as reivindicações e retirou o projeto de lei de votação até a próxima semana.