Vereador se reúne com membros da Casa do Empresário

por Assessoria de Comunicação publicado 11/07/2019 17h10, última modificação 11/07/2019 17h24

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), se reuniu na tarde da quarta-feira (10), com membros da Casa do Empresário e representantes do comércio local para discutir a Lei n° 2706/2018, que alterou a Lei n° 1468/2001 que institui o código de saúde do Município. O encontro ocorreu na sede da Casa do Empresário.

De acordo com o Vereador Geraldão a reivindicação dos empresários se deve a cobrança de alvarás sanitários, que com o documento aprovado no ano passado, tiveram aumento que pode chegar a 250% em alguns casos, ficando entre R$ 250 reais e R$ 640 reais. Ainda segundo o parlamentar, os critérios usados para definir um estabelecimento como pequeno, médio ou grande também foram debatidos, uma vez que os proprietários dos estabelecimentos apontam divergências nessa questão, juntamente com a sugestão de um possível aumento progressivo nos valores dos alvarás, de forma que a classe possa se preparar melhor para a medida.

Na ocasião Geraldão informou aos presentes que seguindo a Lei Orgânica do Município, cabe apenas ao Executivo instituir, fixar e arrecadar tributos e que dessa forma a solicitação de mudanças será feita por meio de Indicação que já está sendo preparada junto ao jurídico da Câmara Municipal. Para o vereador as demandas apresentadas são legítimas e visam principalmente o melhor entendimento do assunto “entendo que os comerciantes querem compreender melhor os critérios usados e claro, evitar prejuízos a seus estabelecimentos”, disse. Geraldão também se comprometeu a tentar uma agenda junto ao Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB) para discutir o assunto.

Além do vereador, participaram do encontro o Presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques, os diretores, Vanderlei Umbelino Maciel e Adnilson Francisco Silva, que também é Presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Viçosa e Região (ABREVIR), e o Gerente, Carlos Luiz de Oliveira.

Texto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi