Vereadores discutem Plano de Mobilidade do Município

por Assessoria de Comunicação publicado 09/10/2019 14h15, última modificação 09/10/2019 14h36

O Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa (PlanMob-Viçosa) foi tema das discussões entre os parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (08). Os vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana e Líder do Prefeito, Edenilson Oliveira (MDB) e Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa, trataram da questão.

O tema foi trazido pelo Vereador Geraldo Luís ao citar a visita dos alunos do 4º ano do Colégio Ágora que compareceram à Casa para discutir sobre o Plano. De acordo com Geraldão a votação do documento pela Câmara é de extrema urgência "pois todas as camadas da sociedade demandam acessibilidade que virá com o Plano". Geraldão ainda solicitou ao Vereador Arlindo Montanha melhorias no trânsito da cidade como sinais sonoros nas ruas de Viçosa.

O Vereador Professor Idelmino cobrou que a Mesa Diretora seja incisiva quanto a inclusão do documento na pauta de votação, pois segundo o parlamentar o Plano está há mais de um ano na Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana “gostaria que a Mesa desse encaminhamento institucional junto a Comissão de Trânsito para ao menos termos esclarecimentos sobre a situação desse projeto, pois assim como o Plano Diretor, é fundamental para o Município e não podemos ficar com algo tão importante para a cidade parado tanto tempo”, cobrou.

O Vereador Montanha afirmou que a não votação do Plano se deve as dificuldades financeiras pelas quais passa o Município “se for só para colocar o Plano para a votação eu coloco tranquilamente, mas afirmo que não tem como colocá-lo em prática sem dinheiro, o que é possível já está sendo feito. Não podemos fazer algo desse tamanho contando com verba de Emendas Parlamentares”, esclareceu. O Vereador Edenilson também criticou a demora no processo, afirmando que sobre a falta de recursos houveram gastos em outras áreas “tivemos a festa da cidade com gastos altos mas que teve planejamento para ser executada, então precisamos disso, planejamento, para execução quantitativa e qualitativa”, disse

De acordo com o Vereador Sávio, segundo o Art. 62 do Regimento Interno da Casa, os prazos para apresentação de pareceres no caso do Plano de Mobilidade já foram cumpridos, assim pelo Art. 65 "qualquer vereador pode solicitar o envio do Plano para o Plenário, por meio de Requerimento junto ao Departamento Legislativo".

 

 Texto e montagem: Igor Gama

Foto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi