Ataque aos servidores e mulheres na política são destaques na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 19/02/2020 17h50, última modificação 19/02/2020 18h06

Fizeram uso da Tribuna Livre, na reunião Ordinária da terça-feira (18), as cidadãs Júnia Marise, Presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Viçosa (ASPUV), e Luana Comastri Fontenelle, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Viçosa, para tratar, respectivamente, sobre os ataques aos servidores públicos, principalmente a PEC 186, e sobre a sequência de eventos que será realizado pelo CMDM, em prol do Dia Internacional da Mulher.

A Presidente da ASPUV, Júnia, criticou a atual gestão do Governo Federal, reforçando os crescentes ataques promovidos aos direitos dos servidores municipais, estaduais e federais, “esse é um governo que prontificou-se a atacar diariamente os servidores, um governo que faz descaso com a educação e a cada dia realiza um corte nessa área. Especificamente trago hoje a PEC 186, que promove a derrota total para os direitos da classe trabalhadora”, disse. No mais, a cidadã reforçou a necessidade da população entender a gravidade da situação, “nós estamos com um rombo financeiro daquilo que deveria ser um orçamento repassado para as Universidades e que não foi. Estamos proibidos de fazer gastos e não digo para infraestruturas, reformas ou necessidades extras, são gastos com custeio, que incluem inclusive os trabalhadores, como alimentação, transporte e a contratação de substituto. Professores não estão podendo tirar suas férias”, disse.

O Vereador Edenilson Oliveira (MDB) parabenizou a coragem de Júnia, “nós, vereadores, sabemos da importância dos servidores públicos e é lamentável essa situação que estamos enfrentando”, indagou. O Vereador Geraldo Luís (Geraldão) (PTB) demonstrou-se solidário quanto a situação, “esse segmento de trabalhadores vem sofrendo muitas injustiças e sofrimentos. Esta Casa sempre que puder irá lutar junto nessa causa e conte comigo para isto, Júnia”, afirmou.

Já Luana Comastri foi a Casa Legislativa para convidar a todos para as ações que o Conselho da Mulher realizará no mês de março, tendo em vista a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, “nós do Conselho, escolhemos como tema de luta a 'Violência política das mulheres nos espaços de representação pública e política'. Teremos enfoque na desvalorização moral, na invisibilidade, na falta de apoio das candidaturas femininas e nos julgamentos com estereótipos de gênero. Traremos também relatos de ameaças de violência sexual e física sofrida por mulheres que se dedicam a vida política”, explicou. Por fim, encerrou afirmando que no dia 12 de março será promovido um evento destinado exclusivamente para as pré-candidatas do Município para refletir sobre os direitos das mulheres na eleições e as regras eleitorais.

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) agradeceu pela presença de Luana, “é sempre bom ter mais mulheres lutando pela política em Viçosa. Eu e Heloisa vivenciamos como é ser a minoria gritante na Câmara de Viçosa e torcemos muito para que nas próximas eleições venham mais mulheres para esta Casa. Conte com meu apoio”, saudou a parlamentar. O Vereador Geraldão se pôs satisfeito com a presença feminina na Tribuna Livre, “gratificante demais ver duas mulheres empoderadas usando esta Casa hoje, demonstrando a importância da força da mulher na tomada de decisão”, disse.

Já o Vereador Sávio José (PT), aproveitou os temas trazidos por ambas as cidadãs para prestar um desabafo quanto ao privilégio que os servidores da segurança pública receberam em detrimento dos outros servidores e ao ataque sofrido pela Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT), “a Júnia fala dos ataques aos servidores e a Luana das lutas diárias que as mulheres sofrem na política e por isso não poderia deixar de falar sobre o reajuste que o Governo de Minas realizou somente aos servidores da segurança pública e isso me indagou, porque somente eles terão seus salários bonificados, além de outras regalias, enquanto que outros servidores ainda permanecerão com seus salários parcelados?”, explanou. Além disso citou, como exemplo, a situação lastimável que a Deputada Beatriz Cerqueira está vivendo, “a Deputada Beatriz, ao ver essa injustiça criou uma emenda nesse Projeto de Lei, ampliando esse serviço para todos os servidores, e foi arduamente atacada e desqualificada. Recebe ameaças virtuais constantemente, uma mulher que está lutando ferozmente pelo direito de todos, coincidência isso? Devemos fazer o Estado agir em prol de todos, essa é a sua essência", finalizou o parlamentar.

Texto e montagem: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi