Vereadores aprovam a contratação de cargos emergenciais para combate ao COVID-19

por Assessoria de Comunicação publicado 12/05/2020 15h05, última modificação 12/05/2020 17h08

Em caráter de urgência, ocorreu nesta segunda-feira (11) mais uma reunião Extraordinária para debater e votar o Projeto de Lei nº 021/2020 de autoria do Prefeito Municipal, Ângelo Chequer (PSDB), que propõe a criação de 76 novos cargos emergenciais para integrarem as equipes de combate na pandemia do Coronavírus (COVID-19) em Viçosa. De acordo com o documento, serão contratados 50 seguranças, 20 técnicos em enfermagem e 6 enfermeiros, que passarão por um processo seletivo bem planejado e estruturado. Além disso, o contrato será por prazo determinado e todos terão os direitos previstos como os servidores da Prefeitura.

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) atentou-se, em seu momento de fala, em pedir mais detalhes quanto ao amparo profissional que os novos seguranças contratados para as barreiras receberão. “Queria que essa Casa solicitasse ao Executivo um detalhamento melhor sobre a condição de trabalho na qual esses profissionais serão instalados, porque já chegou a meu alcance reclamações quanto a forma que eles são deixados nesses locais, sem água e demais suportes”, salientou.

Ainda nessa pauta, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) pediu para que a Casa Legislativa pudesse acompanhar a contratação e o andamento desses vínculos empregatícios, tendo em vista que a situação do COVID-19 ainda se encontra instável e sem parâmetros para o seu encerramento. “Gostaria que pudéssemos ter conhecimento de todos os processos dessas contratações, pois assim como alega nele, o contrato é por prazo determinado, mas deixa claro que pode ser rompido no dado momento que o Executivo não ver mais como necessárias suas atividades.”, explicou. Em justificativa, afirmou o zelo pelos 'nossos profissionais'.

O Projeto foi aprovado em 1ª e 2ª votação, com dispensa da 3ª, e encaminhado para o Executivo. O edital do processo seletivo para preenchimento dos cargos temporários ora criados será publicado e divulgado conforme as demais regras de anúncio e notícia previstas na Lei Municipal nº 2.427/2014.

Texto: Thiago Fernandes

Revisão e foto: Mônica Bernardi