Vereadores tomam posse no Conselho Gestor do Parque do Cristo

por Assessoria de Comunicação publicado 29/06/2020 11h50, última modificação 29/06/2020 12h02

Em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal, ocorreu a Posse do Conselho Gestor do Parque do Cristo, ambiente viçosense a ser recuperado no Bairro Bom Jesus. A legislação municipal sobre a criação do Parque data do ano 2001, entretanto, por falta de um plano de manejo e um conselho gestor que garantisse sua conservação, o espaço deixou de receber investimentos. A partir da negligência do ambiente e de seus potenciais, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) mobilizou-se junto ao Poder Legislativo para implementar políticas públicas, com a proposta de Recuperação Ambiental para o Parque, “o espaço garantirá melhor qualidade de vida à população do Município, servindo como área de lazer, turismo, cultura, esporte e conservação do meio ambiente”.

Em fevereiro de 2019, o Vereador Geraldão já havia apresentado a Indicação n° 075/2019, que solicita ao Poder Executivo a aplicação da legislação municipal a qual regulamenta o funcionamento do Parque. Esse cumprimento engloba a criação do ‘Parque Municipal do Cristo Redentor’, sua transformação em unidade de conservação, a criação do Conselho Consultivo do Monumento, o qual define sua composição, e a produção de mecanismos de financiamento para a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas. As leis referentes a tais aspectos são, respectivamente, as de n°s 1.450/2001, 1.960/2009, 2.378/2014, 2.425/2014 alterando o artigo 2° da Lei 1.450 de 2001 e a Lei Federal n° 1.371/2018.

Nesse sentido, ao longo do ano de 2019, Geraldão levou à Casa Legislativa professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), procuradores e diretores da Prefeitura Municipal, ligados ao meio ambiente, buscou apoio da iniciativa privada e da Organização Não Governamental Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB), além de reunir-se com moradores da localidade, para estruturar a recuperação do espaço. Ao final, formularam conjuntamente um projeto que conta com três áreas de lazer, áreas vegetais com árvores de grande porte e vegetação rasteira, pensadas estrategicamente de acordo com as características de cada espaço. Além disso, foram planejados três portões que dão acesso a três trilhas, com o objetivo de atender a todos os públicos. Também foram planejados banheiros, bebedouros, bancos, escadas, espaços para crianças, jardins, centro de visitação e estacionamento.

Para executar o projeto, resta a definição do Plano de Manejo, que deverá ser formulado com o Conselho Gestor, o qual foi selecionado para representar a comunidade, a cultura, o meio ambiente e o turismo. Foram empossados para o Conselho Gestor: os vereadores Geraldão e Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB); Neir Gomes Duarte; Arnaldo Andrade (Vice-Prefeito); Vanderlei Altoe; Edmilson Correia; José Mário Rangel; Isa Maria Peixoto; Fábio Lucio Fialho e José Afonso Fialho Abranches Marum Alexandre.

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi