Vereadores recebem balanço de atividades da EMATER

por Assessoria de Comunicação publicado 13/05/2021 08h12, última modificação 13/05/2021 08h12
Relatório Anual de Atividades e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) foram apresentados durante a reunião.

Durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (11/05), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER - MG), na presença do Extensionista Agropecuário, Marcelino Soares, apresentou um balanço das ações realizadas pela empresa no município de Viçosa. Em justificativa, o Presidente da Câmara, Edenilson Oliveira (PSD), salientou que “todo ano a EMATER vem à esta Casa para prestar contas e falar sobre o desenvolvimento do seu trabalho. É uma empresa de qualidade e é sabido por todos como  vem trabalhando pelo Município”. 

No decorrer da sua fala, o Extensionista Marcelino Soares, além de apresentar o Relatório Anual de Atividades,  também discorreu sobre o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Segundo ele, “a apresentação desse relatório está prevista no convênio firmado entre a EMATER e o Município e é compromisso nosso entregar esse balanço para a Prefeitura e a Câmara”. Marcelino ainda destacou um pouco sobre a empresa, sua equipe, missão, visão, abrangência e localização. Também foram apresentados dados do Município, os principais produtos agropecuários, programas desenvolvidos, forma de trabalho, registros das atividades de extensão rural e atividades regulares. 

Com relação aos resultados da ação da EMATER em Viçosa, o Extensionista Marcelino falou  das áreas de atuação, o número de clientes atendidos e número de atendimentos prestados. Segundo ele, “o número total de agricultores familiares atendidos foi 554 e o número total de demais públicos foi 84”. Foi apresentado também o investimento que o Município faz na EMATER, de acordo com a especificação e o valor do recurso. Por fim, foi demonstrada a relação custo-benefício e de acordo com Marcelino, “para cada R$1,00 aplicado pela Prefeitura Municipal,  é gerado diretamente ou indiretamente um valor de R$ 9,52, sem contar o resultado de participação de campo e incremento em produtividade de café, milho e assim por diante”. 

No que diz respeito ao CMDRS, Marcelino informou que o mesmo foi criado no dia 16 de julho de 2004 pela Lei 1591. “O que nos motiva a trabalhar com esse Conselho é desenvolver a autonomia das comunidades, ser reconhecido e se apresentar como uma extensão dos agricultores e suas famílias na relação com o poder público e outros entes, além de ser reconhecido e se apresentar como mediador entre o poder público e as comunidades no desenvolvimento de políticas públicas”, ressaltou o extensionista.  

Os parlamentares agradeceram pela participação da EMATER-MG e ficaram satisfeitos com os resultados apresentados. Os vereadores Jamille Gomes (PT), Bartomélio Martins (PT), Marcos Fialho (DEM), Daniel Cabral (PCdoB) e Cristiano Gonçalves (Solidariedade) apresentaram alguns questionamentos e foram respondidos pelo Extensionista Marcelino. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi