Abuso e Exploração Sexual Infantil é destaque na reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 19/05/2021 17h51, última modificação 19/05/2021 17h51

Encerrando a Tribuna Livre, que teve seu retorno na reunião Ordinária da terça-feira (18), a Pesquisadora Maria Cortes, que também já atuou como Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Viçosa, discorreu sobre a Campanha Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil. Em justificativa, ela salientou que “todos os anos, nesse mesmo período, venho à esta Casa para falar sobre esta campanha com a esperança de que denunciando a situação vai melhorar, porém, os números dizem exatamente o contrário”. Ao longo da reunião, os parlamentares discorreram sobre o assunto e o Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), manifestou seu apoio à campanha. A Vereadora Jamille Gomes (PT) apresentou a Indicação nº 265/2021, que também trata da questão na cidade.

Durante a sua fala, Maria Cortes ressaltou que está temporariamente ausente do CMDCA para continuar pesquisando sobre leituras que abordam diretamente as negligências na infância e sobretudo o abuso sexual. “A pandemia que obrigou as famílias a ficarem em casa piorou gigantemente a situação, porque antes a gente tinha vizinhos, professores e colegas que poderiam ajudar, agora não temos.  E esse crime, em grande parte, é cometido dentro de casa pelo pai, padrasto, irmão e às vezes pela mãe”, lamentou a pesquisadora. 

Primeiramente, Maria pontuou que a sociedade precisa olhar para as crianças de uma forma diferente, colocando-as como prioridade. O segundo ponto levantado por ela foi a questão dos números, “de 2010 até agosto de 2020, 103.149 crianças e adolescentes de até 19 anos morreram vítimas de agressões no Brasil. Dessas agressões, a violência sexual ocupa 40%”. O terceiro abordado, foi um pedido à Câmara para que priorize a infância, pois, segundo ela, somente assim será possível a construção de uma sociedade equilibrada. Para complementar, o Presidente Edenilson ressaltou que “o dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e como forma de conscientização, nós vereadores estamos usando o laço laranja e também apresentamos esse cartaz dizendo: Basta! Denuncie. Disque 100”. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) salientou que é preciso dar visibilidade a essa campanha e mencionou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Conselho Tutelar. O Vereador Gilberto Brandão (AVANTE) mostrou seu repúdio contra o abuso e exploração sexual infantil e ressaltou que “todo dia é dia de cuidarmos das nossas crianças”.

Na oportunidade, a Vereadora Jamille aproveitou para manifestar que “o dia 18 de maio é muito importante para a gente pensar vários aspectos, não só em relação ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças, mas também repensar o lugar delas na sociedade e colocar a infância como prioridade, porque isso está ligado diretamente à formação do adulto”. Jamille ainda reforçou a importância do ECA e apresentou a Indicação nº 265/2021, que solicita ao Prefeito Municipal, Raimundo Cardoso (PSD), dados referentes à violência contra crianças e adolescentes no município de Viçosa.  

A Vereadora Marly Coelho (PSC), demonstrou seu apoio à causa e pontuou que “esses criminosos começam com maus tratos aos animais. Se a família larga seu animal solto pela rua, pode olhar que ela também tem uma criança sem os devidos cuidados. Se a família bate nos seus animais, pode olhar que ela está espancando  suas crianças. Se o criminoso comete zoofilia, provavelmente também comete abuso sexual contra as crianças e adolescentes”. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi