Vereadores comentam sobre visitas aos PSFs

por Assessoria de Comunicação publicado 27/05/2021 15h15, última modificação 27/05/2021 15h15

Na reunião Ordinária da terça-feira (25), os vereadores da Casa Legislativa discutiram sobre as visitas que aconteceram aos Programas de Saúde da Família (PSFs) de Viçosa, uma iniciativa inédita vinda do Vice-Prefeito Luís José de Arruda Alves (Tilu) (PSD).

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) relatou problemas que percebeu ao visitar o PSF do Bairro Novo Silvestre. Segundo o parlamentar, ‘’foi chocante ver a situação grave que os agentes de saúde estão enfrentando, tanto pelo piso salarial que não tem sido cumprido desde o começo do ano e também pela insalubridade que foi tirada deles. Para se ter uma noção, a máscara que o Executivo forneceu, desde a gestão passada, não protege esses agentes o suficiente. É perceptível ver esses problemas também nos postos de saúde, pela má qualidade que esses servidores trabalham. Precisamos realmente colocar um fim nessa história, dando o que é digno para eles, e temos que correr atrás dessas questões para proporcionar qualidade a esses agentes’’.

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), parabenizou ao Executivo pela tomada de decisão e sensibilidade voltada às questões dos PSFs da cidade. ‘’Todos nós vereadores recebemos uma pasta com um relatório da Prefeitura Municipal de Viçosa falando sobre as visitas às unidades de saúde e isso mostra a eficiência e competência da administração pública. Ficamos na expectativa, na esperança e na certeza de que o vice-prefeito dessa cidade vai lutar para que possa ser sanado os problemas que faltam em cada local. Estou na Casa Legislativa desde 2013 e nunca vi uma apreciação e uma honestidade em seus trabalhos como na atual gestão’’, finalizou Edenilson. O Vereador Gilberto Brandão (Avante) também parabenizou o Vice-Prefeito Tilu ‘’pela competência e preocupação com nossa cidade no modo geral, tanto nas melhorias das obras quanto às questões relacionadas à saúde dos viçosenses’’.

O Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania) comentou em sua fala que conversou com a Coordenadora dos PSFs, Elza Maria, e teve uma resposta muito positiva quanto à contratação de médicos que estavam faltando em algumas unidades de saúde. Segundo o vereador, o que foi passado pela coordenadora é que ‘’está sendo muito difícil contratar novos médicos, uma vez que Viçosa paga um salário menor a esses profissionais comparado às outras cidades vizinhas. Mas, o PSF de São José do Triunfo já está com dois médicos, o Cantinho do Céu que também estava sem médico já contrataram e também nos bairros Nova Era, Nova Viçosa e o da Univiçosa já estão controlados nesse sentido’’. 

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) agradeceu ao vice-prefeito e comentou sobre a visita do mesmo, na companhia de outros vereadores, à Policlínica de Viçosa. ‘’Uma sugestão feita pelas médicas, enfermeiras e pela própria coordenadora da Policlínica é a urgência do Bairro Paraíso em ter uma unidade básica de saúde, por isso peço ao Executivo que olhe com carinho para essa solicitação. É uma região que está crescendo muito e infelizmente as pessoas têm que se deslocar para a Policlínica para serem atendidas’’, disse Marco. A Vereadora Marly Januário (PSC), que esteve presente com o parlamentar na visita, pontuou que ‘’em conversa com a enfermeira chefe ela me disse que é essencial o Município contratar veterinários nos Núcleos de Assistência às Famílias (NAFs) porque muitas doenças são zoonoses e o médico humano não consegue detectar e não descobre o que é, e assim o veterinário poderia ajudar. Na próxima semana estarei fazendo uma  indicação quanto a essa solicitação’’.

‘’No relatório que foi enviado pelo Executivo eu não vi o questionamento que foi feito sobre as zonas rurais, especificamente a região de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha). Esse distrito é atendido pelos agentes de saúde somente na quinta-feira em um período de duas horas, o meu pedido é para que a Secretária de Saúde estude a possibilidade de estender as horas de atendimento, para fazer o mesmo com mais qualidade aos moradores que passam tanta necessidade. Também estarei formalizando esse pedido em forma de indicação’’, disse o Vereador Robson Souza (Cidadania) no uso da palavra livre.

O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) pontuou que esteve presente nas visitas aos PSFs e fez uma Indicação de nº 282/2021, fundamentado na Lei Orgânica Municipal e na Lei Federal nº 12.527/2014, que solicita ao Executivo cópias dos contratos das empresas que fornecem internet para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o parlamentar, isso se justifica porque ‘’o dinheiro público deveria ser gasto mais adequadamente, não é pagando 490 reais em um único ponto de internet de péssima qualidade que vamos resolver. Se economizarmos  em  determinadas situações, principalmente nesse período pandêmico, podemos valorizar os profissionais de saúde que são de suma importância para o nosso Município’’. 

O Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Sérgio Marota (PSL) explicou que mediante o relatório entregue  ‘’já teve melhorias imediatas, surgindo bons números’’. Segundo o parlamentar, durante as visitas o mesmo percebeu a urgência em se melhorar as condições de trabalho do PSF localizado no Bairro Santo Antônio. ‘’Os médicos e profissionais da saúde que ali trabalham alegam que é inadmissível trabalhar naquele local. Em reunião com o Vice-Prefeito Tilu e com a Coordenadora dos PSFs, Elza Maria, foi dada uma notícia muito boa de que esse PSF será realocado, proporcionando um local mais propício para os guerreiros da saúde trabalharem, além de gerar uma economia de 9 mil reais aos cofres da Prefeitura’’, finalizou Sérgio.

Concluindo as discussões, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) disse que ‘’esse raio-x que está sendo feito em todos os PSF de Viçosa é o pontapé inicial para que as coisas realmente passem a funcionar. Fomos recebidos com muito carinho e com muita atenção pelos funcionários e servidores dos PSFs. Quero agradecer a esse trabalho que o Executivo está fazendo, que é de extrema necessidade e que a prioridade mais do que nunca é a saúde’’. A parlamentar fez uma indicação, de nº 284/2021, solicitando a implementação de serviços odontológicos a partir das 18 horas nos PSFs.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi