Vereadores comentam sobre Procuradoria da Mulher

por Assessoria de Comunicação publicado 30/03/2022 11h40, última modificação 30/03/2022 14h48

Com o objetivo de buscar entender o funcionamento da Procuradoria da Mulher em outras localidades, os vereadores Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa, Jamille Gomes (PT) e Marly Coelho (PSC) estiveram na última semana na capital mineira Belo Horizonte, onde visitaram a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores da cidade.

Durante a Palavra Livre na reunião Ordinária da terça-feira (29), a Vereadora Jamille comentou sobre. ‘’Estivemos com a Deputada Estadual Ione Pinheiro, que compartilhou o processo de implementação da Procuradoria na Assembleia. Em encontro com a também Deputada Estadual Ana Paula Siqueira (REDE), Presidente da Comissão de Direitos da Mulher, ouvimos experiências significativas sobre o assunto. Por fim, nos encontramos com a Vereadora Flávia Borja (AVANTE) , Presidente da Comissão de Direito da Mulher da Câmara de BH. É muito importante buscar essas informações de outras experiências para termos elementos para implementação aqui na nossa cidade, de uma política que parte do Legislativo e que vai compor a rede protetiva de Viçosa no enfrentamento às violências’’, pontuou a parlamentar.

Posteriormente, o Presidente Edenilson complementou a discussão dizendo que ‘’nós temos um projeto de lei, da Procuradoria da Mulher, que foi retirado, mas que voltará à pauta para tramitar nesta Casa. Estamos trabalhando para elucidar melhor o projeto, para que ele volte o quanto antes e que tenhamos na Câmara a Ouvidoria da Mulher’’.

Ao falar sobre o assunto, Marly Coelho disse que ‘’cada vez que vamos atrás e aprendemos um pouco sobre o assunto é muito enriquecedor para o nosso mandato e para que possamos trazer à essa Casa um atendimento a essas mulheres vítimas de violência, para acolhê-las de forma eficiente e eficaz e para que não precisem mais voltar para seus abusadores’’. A vereadora comentou também sobre a Representação nº 003/2022, enviada juntamente com o Presidente Edenilson, ao Senador Alexandre Silveira de Oliveira (PSD).

O documento foi enviado com o objetivo de que sejam realizados esforços para viabilizar a implementação de uma Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher no Município de Viçosa. Os parlamentares pontuam que ‘’hoje, nossa cidade não conta com um local que possa realizar essa tarefa, tornando a vida destas mulheres ainda mais difícil por serem encaminhadas a delegacias com atendimento majoritariamente realizado por homens, muitas vezes sem o devido preparo para lidar com um tema de tamanha complexidade, sendo infelizmente um ambiente que acaba causando ainda mais traumas às vítimas já debilitadas’’.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi