Descaso em PSF ganha destaque na Tribuna e na fala dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 23/03/2023 09h30, última modificação 23/03/2023 13h06

Durante o Pequeno Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (21), a cidadã Patrícia Anselmo usou a Tribuna Livre, espaço reservado a participação popular, para tornar público o descaso do PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Nova Viçosa. De acordo com ela, seu neto precisava de atendimento médico e foi levado ao local com toda a documentação necessária, porém, a médica responsável pelo caso informou que levaria de 8 meses a 1 ano para a liberação da vaga para que o garoto fosse atendido. ‘’Eu pedi a guia para ela, porque eu iria até a secretaria (Saúde) para conversar e ela falou que não me daria essa guia, que ele tinha que ficar no PSF e que eu poderia levar até o Papa que eu não ia conseguir nada’’. Ainda segundo Patrícia, ela levou um relatório para ser preenchido pela médica, que ficou semanas no local e quando foi buscar, o documento estava em branco com a justificativa de que a médica não sabia como preencher e que não iria se dar o trabalho. A partir disso, Patrícia questionou se seria necessário pegar uma ficha para que ela conseguisse contato com a médica e informá-la o que deveria ser escrito no relatório, sendo que as orientações de preenchimento estavam todas no prontuário, e obteve resposta positiva por parte da recepcionista do local ‘’eu achei aquilo um absurdo, saí de lá com o relatório em mãos e procurei o Vereador Gilberto (Brandão, AVANTE) solicitando orientação sobre como eu poderia resolver tudo isso’’, disse. 

‘’Uma reclamação mais que leal e justa em relação ao tratamento que ela recebeu no PSF de Nova Viçosa. Eu, como Presidente da Comissão de Saúde, se a senhora quiser, iremos abrir uma sindicância para apurar esses fatos, me coloco a disposição, junto ao Vereador Gilberto Brandão, para tentar solucionar esse problema com a senhora’’, destacou o Vereador Sérgio Marota (PL), se solidarizando com a causa. 

Na mesma linha, o Vereador Gilberto iniciou a sua fala prestando apoio à Patrícia e salientando que ‘’nem iria trazer à tona essa questão do PSF, mas como eles fizeram um boletim de ocorrência contra a minha pessoa falando que desacatei o médico, estou aqui. De onde eu vim e a minha origem não me permite ser esse cidadão arrogante, a minha verdade sempre irá prevalecer. Se eu tiver que entrar em qualquer local para resolver uma demanda da população, eu irei. Eu fui eleito para isso, meu compromisso é com o povo, de correr atrás e ouví-los. A situação está chegando ao ponto de ser preciso intervenção, pela falta de um bom atendimento’’, justificou o parlamentar, informando o grande número de moradores do Bairro Nova Viçosa que tem o procurado para relatar sobre a falta de competência dos funcionários. Em continuação, Gilberto ainda afirmou que ao chegar no local, se deparou com uma recepção cheia, mas ‘’cheia de pessoas prepotentes e arrogantes, que não estão ali para dar atenção e esclarecimentos. Estão maltratando as pessoas, ali não é lugar disso’’, lamentou o parlamentar. 

HOSPITAIS

Ainda sobre a saúde no Município, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) usou seu tempo regimental para prestar, novamente, sua indignação com o atendimento dos hospitais ‘’uma pessoa me ligou falando que sua filha havia quebrado o braço, e muito me surpreende porque ela foi pro Hospital São João Batista às 14h30min e ficou até às 18h sem atendimento. Sugeri que ela fosse ao Hospital São Sebastião, que é referência ortopedista e tem que ter ortopedista 24h. Chegando lá, não tinha o médico especialista’’, comunicou. Ainda segundo Marcão, ao entrar em contato com a diretora do hospital, recebeu a informação de que o ortopedista só iria no outro dia pela manhã ‘’no contrato diz que o hospital deve ter ortopedista 24h por dia e não está sendo cumprido. Então por que o hospital está recebendo por uma coisa que não está sendo feita?’’, questionou o parlamentar, salientando que confirmou a informação a respeito do contrato com o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Fontes. Finalizando sua fala, Marcão lamentou que a cidadã em questão teve que se locomover até a cidade de Ponte Nova para resolver o caso de sua filha, assim como outras oito pessoas, só na segunda-feira (20 de março), de acordo com o vereador.

Dessa forma, foi protocolada a Indicação nº 188/2023, de autoria do Vereador Marcão, solicitando que disponibilize os relatórios da Comissão de Acompanhamento Contratual dos hospitais, as auditorias realizadas, os valores dos recursos cortados por falta de cumprimento de prestação de serviço pelos hospitais, os valores de recursos recebidos através de deputados, o volume total de recursos repassados mais o volume que será descontado e que informe também, como ficará a situação filantrópica das instituições e se haverá mais cortes de recursos após a saída da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi