Vereadora presta homenagem à 'Dona Dorinha' pelo Dia Internacional da Mulher

por Assessoria de Comunicação publicado 19/04/2023 14h55, última modificação 19/04/2023 16h09

Por intermédio do Decreto Legislativo nº 001/2023, que confere honrarias pelo Dia Internacional da Mulher, foi realizada na noite da terça-feira (18), durante a reunião Ordinária da Casa Legislativa, uma homenagem à Maria Aparecida Rocha Lopes, mais conhecida como ‘’Dona Dorinha’’, por intermédio da Vereadora Vanja Honorina (PSD).

Com uma bagagem enorme construída ao longo de sua vida, 'Dorinha' soube antecipar as vivências de ser mulher em uma época cujo protagonismo feminino só começava. Com uma trajetória marcada por suas experiências profissionais diversificadas, atuou como secretária, quitandeira, passando pelos afazeres domésticos e tornando-se assistente de cartório. Além disso, 'Dona Dorinha' nunca escondeu sua afeição pelo saber, estando sempre aberta aos novos conhecimentos e levando consigo a convicção de que ''ensinar também é aprender''.

Em justificativa à homenagem, a parlamentar reforçou que 'Dorinha' é “aquela pessoa que é um 'cartão de visita', pois demonstra gentileza, disposição e paciência a todos’’. Em continuação, Vanja ainda completou que a família da homenageada é um exemplo e que 'fica evidente o carinho imenso que Dorinha tem com seus 07 filhos (Fátima, Fernando, Flávia, Zezé, Cida, Gino, Eliza), seus 08 netos e 02 bisnetos'.

homenagem vanja

Em sua fala, Maria Aparecida agradeceu pela homenagem e mencionou o orgulho de sua trajetória profissional, “me sinto feliz com as rugas que conquistei, elas representam meu jeito de ser mulher, mãe, sogra, avó e bisavó, mas também expressam dias de trabalho dedicados aqui mesmo, nesse prédio, outrora Casa da Justiça.”, afirmou a homenageada. Após o discurso, Dorinha foi aplaudida de pé pelos parlamentares, deixando o plenário com uma medalha, buquê de flores e um sorriso no rosto pelo reconhecimento público.

*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi