Estradas Rurais voltam a pauta de discussão dos Vereadores

por adm publicado 18/08/2023 09h25, última modificação 18/08/2023 13h55

Com a iminência da época de chuvas, os parlamentares voltaram a debater, na reunião Ordinária da terça-feira (15), sobre a necessidade de manutenção das estradas rurais.

Abrindo o uso da Palavra Livre, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) apresentou um vídeo expondo a situação da estrada rural da Comunidade Santa Tereza, em uma localidade de bifurcação onde há um depósito de silos ‘’se armazenam silagem para tratar dos gados, só que essa silagem solta um chorume, com um cheiro insuportável, que vai escorrendo para estrada. Então os veículos que passam por lá sujam a roda com uma mistura de terra, estrume, silagem’’, evidenciou a parlamentar. Segundo Vanja, durante o período de chuvas a situação se intensifica, devido ao maior escorrimento do líquido. ‘’Tem como ser um produtor rural respeitando o meio ambiente e as pessoas que ali transitam’’, destacou a vereadora, fazendo um apelo para que haja o cuidado necessário com os estábulos.

Em seguida, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), também destacou os problemas relacionados às estradas rurais da cidade e trouxe indicações solicitando a manutenção de diferentes ruas e comunidades rurais. ‘’Isso é muito importante porque, se a gente cuida da população rural do município de Viçosa, a gente está falando de uma melhora, inclusive, na economia’’ afirmou, e completou dizendo que boas estradas rurais garantem o escoamento da produção. Além disso, o parlamentar teceu críticas à atual gestão do Município "a gente precisa, pessoal,  de um planejamento, porque precisamos parar com as obras eleitoreiras’’, e evidenciou que as estradas precisam de um sistema de escoamento para que suportem as fortes chuvas. ‘’Infelizmente, pessoal, está chegando o período chuvoso novamente, e nós veremos um desastre, moradores da zona rural perdendo seu direito de ir e vir por incompetência do pior secretário, inclusive, que já tivemos na história do Município. E isso não sou eu quem está dizendo, são os próprios moradores das comunidades rurais que tem nos relatado isso’’, finalizou Daniel.

Ainda dentro do tema, o Vereador Gilberto Brandão (AVANTE), também trouxe indicações recomendando a intervenção, juntamente aos órgãos responsáveis, para a manutenção de diferentes pontos da zona rural de Viçosa. Durante sua fala, apresentou imagens ilustrando a situação de diferentes estradas e trouxe destaque à iminência da época de chuva ‘’está chegando a chuva, e aí os ônibus vão começar a parar’’.

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), também dedicou seu momento durante a Palavra Livre para pautar a grande urgência de manutenção nas zonas rurais. ‘’Também vou começar aqui com o assunto das estradas rurais que, infelizmente, 90% delas, hoje estão em uma situação lamentável’’, afirmou, e completou dizendo que as regiões do Paraíso e Palmital ficam intransitáveis até mesmo com chuvas mais fracas e questionou os inúmeros adiamentos da manutenção. ‘’Os moradores não vão sair de casa, o transporte coletivo não vai lá, a empresa já deixou muito claro isso. As pessoas não vão conseguir, o transporte não vai conseguir ir lá, devido às condições das estradas’’ e, em seguida, pediu para que o Prefeito Raimundo Nonato (PSD), tome providências para atenuar esses problemas.

‘’Na questão de estradas rurais, eu não iria entrar nesse assunto porque eu venho falando isso constantemente em todas as reuniões, desde maio eu venho dizendo que falta planejamento’’, afirmou o Vereador Marcos Fialho (sem partido), no início de sua fala. Nesse sentido, o parlamentar usou o exemplo de um caminhão que, mesmo sem chuvas, ficou preso na poeira da comunidade de Santa Tereza. Com isso, criticou a atual gestão e afirmou que ‘’nós vamos ter o pior ano da história das estradas rurais de Viçosa’’. Por fim, Marcos Fialho destacou, validando mais uma vez a fala de outros parlamentares, a urgência das manutenções nas estradas para que os cidadãos da área rural sejam devidamente atendidos.

*texto da estagiária Luara Miranda sob a supervisão de Mônica Bernardi