Exoneração do Diretor-Presidente do SAAE é pauta na Palavra Livre

por adm publicado 17/08/2023 08h55, última modificação 17/08/2023 12h13

Na reunião Ordinária da terça-feira (08),  a exoneração do Diretor-Presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Marcos Nunes, foi pauta recorrente durante a Palavra Livre e dividiu opiniões entre os  vereadores da Casa Legislativa. Marcos pediu para deixar a autarquia após sofrer pressão interna e, posteriormente, na segunda-feira (07), por indicação do Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), assumiu o cargo de secretário de Educação, que vinha sendo ocupado por Marli Franco, que se afastou por motivos de saúde.

Inicialmente, Daniel Cabral (PCdoB), teceu críticas ao ex-presidente do SAAE, que foi exonerado do cargo após pedidos dos próprios funcionários da autarquia. ‘’É uma vergonha total. Imagina você ser incompetente em uma pasta. Imagina você estar ocupando um cargo o qual os próprios servidores daquela autarquia pedem para você se retirar, pedem para que você seja expulso dela pelo baixo desempenho e por você ser muito ruim, não conseguir atender suas respectivas tarefas ali dentro. Foi isso que aconteceu lá no SAAE’’, disse o vereador que, em sequência, criticou o Prefeito Raimundo por ter concedido o cargo de secretário de Educação ao servidor. ‘’A Educação não deveria, nunca, ser usada como moeda política’’. Com isso, o parlamentar reivindicou que o novo secretário ‘ao menos pague o piso salarial dos professores’ e prometeu cobrar e fiscalizar a gestão para que ‘os erros sejam corrigidos em projetos, e tragam melhorias aos servidores da educação’.

Posteriormente, o Vereador João Januário (João de Josino) (CIDADANIA), agradeceu Marcos Nunes pelo seu trabalho dentro do SAAE afirmando que os que vieram antes dele ‘deixaram o SAAE quebrado’, disse também que agora Marcos atuará em sua área, visto que ele é educador. Além disso, o parlamentar agradeceu à ex-Secretária Marli por sua contribuição no município de Viçosa e, durante esse momento, o Vereador Bartomélio da Silva (Professor Bartô) (PT), pediu um espaço para comentar sobre a dificuldade em relação aos recursos hídricos na cidade de Viçosa, saudar o novo secretário, Marcos Nunes e, agradecer a Marli Franco por seu tempo de trabalho na Secretaria de Educação do Município.

Por fim, retomando a fala de Daniel Cabral (PCdoB), o Vereador Marcos Fialho (sem partido), também criticou o ex-presidente do SAAE e afirmou que existem diversos servidores mais capacitados para assumir a Secretaria de Educação. ‘’Eu fico extremamente chateado porque eu acredito e conheço bem, sobre a Secretaria de Educação, tem diversos profissionais altamente capacitados que teriam a oportunidade de conduzir o trabalho da Secretaria com maestria. Nós temos professores, aposentados e em atividade, e acredito que eles conseguiriam cumprir bem o papel de secretário.’’ O parlamentar finalizou sua fala afirmando que desaprova a nomeação de Marcos Nunes como novo secretário de Educação e completou criticando sua gestão no SAAE ‘’vamos recompensar aquele que deixou Viçosa debaixo de lixo durante muito tempo, desde que assumiu o SAAE. Deixou a cidade recebendo água sem qualidade, uma água amarela. E deixou o SAAE com os funcionários o expulsando da autarquia para poder seguir carreira fora da Prefeitura, e nós vamos o colocar agora na Secretaria de Educação, que tem recursos, ele não vai pegar ela quebrada não. Vamos ver como vai ser o resultado do trabalho’’, disse Marcos Fialho.

*texto da estagiária Luara Miranda sob a supervisão de Mônica Bernardi