Vereador entrega Moção aos Delegados da Conferência Nacional de Saúde

por adm publicado 17/08/2023 08h37, última modificação 17/08/2023 08h37

A pedido do Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Viçosa, o Vereador Sérgio Marota (PL), foi entregue, durante a Ordinária da terça-feira (01 de agosto), que marcou o retorno das reuniões da Casa Legislativa, a Moção de Congratulações nº 014/2023 para a delegação de Viçosa que participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em Brasília entre os dias 02 e 05 de julho de 2023.

A delegação, composta pelo Enfermeiro Dwovany de Oliveira Lacerda; pela Ouvidora do SUS (Sistema Único de Saúde) Geiciane Cupertino; e pelos usuários do SUS Sílvio de Moura Freitas e Rosângela Maria Evangelista de Carvalho, fez parte do maior evento de participação social do SUS no Brasil.

Na Conferência, os membros da delegação de Viçosa levaram as demandas do Município e puderam debater sobre as necessidades e prioridades do Sistema Único de Saúde.

Durante a sua fala na Palavra Livre, o Vereador Sérgio afirmou ser uma honra poder entregar a Moção aos membros da comissão e ressaltou que ‘a defesa do SUS é uma defesa de todos’.

“Como presidente da Comissão de Saúde, é uma honra para mim entregar e parabenizar a delegação de Viçosa, que participaram dessa importante missão de defender o SUS. É necessário entender que a manutenção do SUS não beneficia apenas uma pessoa, e sim a sociedade inteira”, disse o parlamentar.

Dwovany Lacerda, enfermeiro e professor universitário, também ressaltou a importância da participação do grupo na Conferência Nacional de Saúde e da defesa do SUS.

“É importante ressaltar a nossa participação, já que não foram todos os municípios que participaram. Fomos eleitos, durante a Conferência Municipal de Saúde, pela macrorregião para representar e levar o nome de Viçosa para Brasília e discutir as propostas aqui do Município. Como trabalhador do Sistema Único de Saúde, eu enfatizo a importância da transformação, de novas políticas públicas que contemplem não só a diversidade, a inclusão, mas que o SUS possa ser mais igualitário, universal e mais humano”, afirmou.

*texto do estagiário Guilherme Alves sob a supervisão de Mônica Bernardi