Vereadora propõe Projeto de Lei sobre placas padronizadas para o Município

por adm publicado 17/08/2023 08h38, última modificação 17/08/2023 08h38

Durante o Grande Expediente da Ordinária da terça-feira (01 de agosto), que marcou o retorno das reuniões da Câmara de Viçosa neste segundo semestre, foi aprovado, em 1ª votação, o Projeto de Lei (PL) nº 028/2023, de autoria da Vereadora Vanja Honorina (PSD), que acrescenta o inciso V no Art. 41 da Lei nº 2.823, que estabelece o Plano de Mobilidade Urbana do município de Viçosa, acrescentando: “identificar todos os bairros das zonas urbanas e rurais com placas padronizadas”.

Na justificativa do documento, a parlamentar destaca que o projeto vem atender às solicitações dos moradores dos bairros da cidade, como medida de segurança e informação, tanto para os cidadãos viçosenses, como também para aquelas pessoas que se deslocam ao  Município a lazer e/ou trabalho, causando aspecto positivo para a cidade, no que se refere à organização das vias públicas.

“Você chega em uma zona rural, com uma bifurcação, e você não sabe para que lado ir pela falta de placas padronizadas e indicativas para onde devemos seguir, assim como nas vias principais da cidade você também não vê placas indicando o bairro, gerando muitas dúvidas aos condutores e também pedestres”, reforçou Vanja.

O objetivo da proposta, ainda de acordo com a vereadora, fundamenta-se na necessidade de instalação de placas de identificação nos bairros para a orientação e georreferenciamento dos pedestres e também dos motoristas, pois, nas localidades da cidade não há placas de sinalização indicando a entrada dos bairros, pairando dúvidas aos cidadãos sobre a sua devida localização no Município.

Durante a discussão do PL, os parlamentares se colocaram favoráveis ao projeto, enfatizando a relevância do tema ‘não só para os viçosenses mas para os visitantes, além de contribuir com o deslocamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que terá maior facilidade para chegar à moradia de quem precisa de socorro imediato’, como colocado pelo Vereador Robson Souza (Cidadania). Ainda sobre a importância do projeto, a Vereadora Jamille Gomes (PT) informou que a própria já chegou a se perder durante vistorias na zona rural, que possui grande extensão e por isso a necessidade da sinalização, até mesmo para os que conhecem a área.

*texto da estagiária Ana Clara sob a supervisão de Mônica Bernardi