Reitor da UFV esclarece sobre a implementação do Hospital Universitário em Viçosa

por adm publicado 08/11/2023 11h25, última modificação 30/11/2023 11h12

Estiveram como convidados na reunião Ordinária da terça-feira (07), o Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius da Silva, e o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques, para esclarecer sobre os processos para tornar possível a implementação de um Hospital Universitário na cidade. O convite atende ao Requerimento nº 072/2023, de autoria da Vereadora Jamille Gomes (PT), que justificou o pedido devido a necessidade de esclarecer, com fontes confiáveis, os debates feitos e quais os passos para trazer um hospital universitário para Viçosa.

Dando início à sua fala, Demetrius contextualizou sobre os hospitais universitários, informando que a função destes é "permitir campo de atuação prática dos estudantes e profissionais da saúde da Universidade, sendo também importantes instrumentos no campo de assistência à saúde’’. Dessa forma, os hospitais universitários são definidos como centros de formação de recursos humanos na área da saúde, que se tornam locais na área de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica das universidades federais. 

Em sua explanação, o reitor enfatizou que nestes locais os atendimentos são 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), confirmando que "além do hospital universitário, Viçosa tem que ter um ou mais hospitais filantrópicos, como temos aqui, para atender convênios e atendimentos particulares’’. Em continuação, Demetrius aproveitou para corrigir a nomenclatura, esclarecendo "não se trata de federalização dos hospitais pois não é vinculado ao Ministério da Saúde, mas sim ao Ministério da Educação (MEC), via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que é quem faz a gestão de todos os hospitais universitários’’.

Sobre as etapas para a implementação do hospital, Demetrius informou que o primeiro passo é um estudo de viabilidade "uma análise por parte da EBSERH para confirmar se Viçosa comporta um hospital universitário. Isso já está sendo feito, demora cerca de 3 meses para o retorno. A EBSERH pega dados do SUS para avaliar se Viçosa comporta um hospital universitário com 150 leitos, que é o número mínimo de leitos que eles trabalham’’, salientou. Em relação aos valores, o reitor informou que a EBSERH investe de R$ 1.000.000,00 a R$ 1.500.000,00 por leito por ano. "O orçamento da UFV, tirando despesa com pessoal, é de 93 milhões por ano. Imagina se tivéssemos o hospital universitário? Não é simples, é um projeto apartidário’’, completou.  

"Aprovada a viabilidade técnica, o segundo passo é avaliar se vamos construir um hospital, ou se nós podemos incorporar um dos dois hospitais’’, continuou Demetrius, salientando, ainda, que depende também do MEC ter orçamento para investir em mais um hospital universitário. "Tendo esse orçamento, é feito um contrato de gestão, que demora entre 06 meses, e se for incorporar o hospital, demora mais ou menos 01 ano para esse processo de transição’’, disse. 

Assim, o reitor esclareceu que ainda não procurou os hospitais de Viçosa pois ‘"antes de tratar sobre a incorporação ou não, temos que conseguir que a UFV seja autorizada a ter o seu hospital universitário’’. Todavia, o reitor deixou claro que caso ocorra a incorporação, a EBSERH não incorpora hospitais com dívidas. "Se houver a autorização, nesse prazo de 01 ano e meio de transição, se for feito um consenso em relação à incorporação, temos que encontrar maneiras de equalizar as dúvidas desse hospital’’, alertou. 

Na mesma linha, o Pró-reitor Bruno destacou o serviço de alta qualidade prestado pela EBSERH e reforçou que "o que a gente mais busca é a questão do campo de prática, mas a gente sabe o quanto isso é benéfico para a população como um todo, principalmente a população carente. Vamos buscar isso para que a gente consiga solucionar grande parte do problema da atenção hospitalar do SUS’’, complementou.

Durante o momento de questionamentos, o Vereador Sérgio Marota (PL), presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, perguntou se a situação dos hospitais de Viçosa influencia na qualidade do curso de medicina da UFV.  Em resposta afirmativa, Demetrius esclareceu que, em diálogo na tentativa da autorização do hospital, ‘’o principal argumento não era o caos da saúde pública de Viçosa, porque isso tem que ser revisto com o Ministério da Saúde. Na educação, falamos que esse caos tem impedindo que a UFV tenha campo de prática para os estudantes’’.  

Por fim, a Vereadora Jamille perguntou quais critérios a EBSERH usa para autorizar e se a precariedade dos hospitais do Município impacta para priorizar a UFV na implementação de um hospital universitário. "Impacta indiretamente. O foco é que nós temos um dos melhores cursos de medicina do Brasil correndo risco porque não temos campo de prática para os estudantes devido ao caos da saúde no Município. Para mim, o principal critério é político, desde que tenhamos dados do Ministério da Saúde, que indiquem que nós precisamos ter um hospital’’, explicou o reitor. 

Para conferir o diálogo completo, a reunião Ordinária se encontra disponível em nosso canal do YouTube. 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi