Vereadora promove revitalização da Praça Silviano Brandão

por adm publicado 23/11/2023 17h40, última modificação 24/11/2023 14h02

“Hoje foi o dia final, de plantio de beijo e continuamos com a manutenção do chafariz”, informou a Vereadora Vanja Honorina (PSD), sobre a revitalização da Praça Silviano Brandão, que se encerrou na quinta-feira (23), após 05 dias de trabalho em conjunto. 

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (21), Vanja esclareceu que entre as diversas manutenções, foi feita a “remodelagem de canteiros que estavam com plantas faltando e a limpeza total do jardim, capinando e retirando as plantas velhas e mortas”, plantando outras que ainda irão florescer. Além disso, a vereadora comunicou que foram feitos testes do chafariz com uso de novos componentes, a fim de retomar o uso deste. “Agora nós vamos testar a resistência dessas bombas. Comemoramos que por um tempo o chafariz funcionou, mas os testes continuam. Em breve estará ativo”, destacou.

Em busca de manter a praça limpa e livre de contaminações, a parlamentar protocolou a Indicação nº 1046/2023, solicitando a intervenção junto ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para que seja feita a lavagem da Praça a cada 15 dias, incluindo um jato d’água nos bancos. “Se não estiver chovendo, peço que aguem as plantas que estão sendo todas replantadas e reaproveitadas, para que elas cresçam e floresçam mais rapidamente. Ainda sobre o pedido, Vanja afirmou que entrou em contato com o Presidente do SAAE, Eduardo Brustolini, que “sinalizou positivamente que fará esse trabalho a cada 15 dias”.  

De forma lamentável, a parlamentar apresentou imagens dos canteiros repletos de lixo após a revitalização. “A lixeira estava ali do lado, vazia. É inacreditável, depois de 04 dias de revitalização, encontramos o local assim. Não se pode colocar a culpa em prefeito ou em secretários, se o cidadão não está colaborando”, prestou sua indignação com o desrespeito dos viçosenses ao descartar lixo ao redor da Praça. Em continuação, Vanja salientou que há câmeras de vigilância que registram imagens da Praça e do Calçadão, para que os cidadãos com esse tipo de conduta sejam identificados, a fim de combater a destruição dos espaços públicos revitalizados. “Esperamos que o cidadão entenda que ele também é o fiscal, e o principal personagem a usufruir dessa Praça, então vamos todos cuidar dela”, concluiu.

Em relação à equipe, carinhosamente nomeada pela parlamentar como “força-tarefa”, responsável pela revitalização, Vanja comunicou que estes “não mediram esforços. O que foi feito em quatro dias naquela Praça é inacreditável. Foi bonito de se ver. Todos eles com compromisso, trabalhando direto, de 07 da manhã até o final do dia. Eles não demonstraram cansaço, trabalharam todos felizes e esperançosos de entregar uma Praça revitalizada.”. 

Entre os participantes da revitalização, foram destacados pela vereadora: Thamaris de Souza do Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa), que fez o estudo das melhores plantas; Angélica Ladeira, chefe do departamento de Parques e Jardins, juntamente com os outros servidores que realizaram o trabalho. Além disso, Vanja agradeceu ao Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio de Souza (e seu pai Antônio), por disponibilizarem 20 sacos de esterco e também fazer o transporte deles. Ainda nos agradecimentos, a parlamentar citou a empresa A3 Empreendimentos pelo transporte e fornecimento de terra, e Antônio Luiz Miranda (Tunicoe Caique Jacob da Secretaria Municipal de Cultura pela colaboração na manutenção do chafariz. "Ninguém faz nada sozinho. Isso é uma prova que a boa vontade está gerando frutos no Município. As pessoas querem que as coisas funcionem", reforçou. 

“Estou muito feliz por essa iniciativa, pois já falo dessa revitalização há muito tempo em meu mandato. Mas espero que agora, as próximas revitalizações ocorram por conta do Município”, solicitou Vanja, destacando, ainda, que essa ação precisa ser repetida em outras praças de Viçosa.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi