Filha de autor da bandeira de Viçosa defende valorização dos símbolos municipais
Durante a reunião ordinária da última segunda-feira (20), a cidadã viçosense Arlene Gonçalves utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa para relembrar a história da Bandeira de Viçosa e destacar a importância de preservar os símbolos oficiais do município.
Em sua fala, Arlene explicou que sua participação foi motivada pelo desejo de resgatar a memória histórica da cidade e esclarecer informações sobre a origem da bandeira, especialmente diante de recentes discussões sobre possíveis alterações no símbolo municipal.
Ela apresentou à Casa Legislativa documentos e o esboço original da bandeira, criados por seu pai, o professor Arlindo de Paula Gonçalves, vencedor do concurso público realizado em 1971, durante as comemorações do centenário de Viçosa. Naquele período, o município ainda não possuía símbolos oficiais, e o concurso resultou na criação da bandeira, do brasão e do hino da cidade. Em suas palavras, Arlene ressaltou que “a bandeira representa verdadeiramente a inserção da nossa cidade dentro desse país, dentro desse estado e dentro dessa filosofia de cultura e civismo que nos move e expressa o amor por Viçosa”.
Durante sua fala, Arlene entregou oficialmente à Câmara uma cópia do projeto original da bandeira, acompanhada das especificações técnicas e registros da época, como forma de contribuir para a preservação da história do município. O material foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador Robson Alencar de Souza (PSB).
Ela também relembrou que a bandeira sofreu alterações ao longo dos anos: inicialmente possuía duas estrelas, mas passou a ter quatro, após decisão aprovada pela Câmara Municipal em 2016, para representar os distritos de Cachoeirinha, Silvestre e São José do Triunfo, além da sede do município.
Arlene fez ainda questão de destacar o trabalho das personalidades envolvidas na criação dos símbolos municipais, como o professor José Marcondes Borges (autor do brasão), o Dr. Ari Teixeira de Oliveira e Expedito Castro (autores do hino), além de seu pai, criador da bandeira.
Por fim, ela solicitou que a Prefeitura de Viçosa inclua um manual de marcas sobre o uso da bandeira no site institucional, junto aos demais símbolos do município, reforçando que “esse é o nosso símbolo e precisa ser preservado”.
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa