Aulas e Oficinas do Parlamento Jovem - 2023

por adm publicado 19/09/2023 12h41, última modificação 19/09/2023 12h41
O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

AULA INAUGURAL

Na tarde de quarta-feira (23/03 ) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa a aula inaugural do Parlamento Jovem (PJ) 2023. O evento contou com a presença dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo da Câmara e Marly Coelho Januário (PSC) , Coordenadora Técnico, além da Coordenadora Pedagógica da Escola, Patrícia Machado, que apresentaram o projeto para os estudantes das 08 escolas participantes do município de Viçosa. Além disso, contamos com a participação dos representantes escolares: José Roberto Duarte Moraes, professor da Escola Estadual Dr° Raimundo Alves Torres - Esedrat; Edmilson José Correia, professor e diretor do Colégio Equipe de Viçosa e também da diretora Tanea Maria de Almeida da Escola Estadual José Lourenço De Freitas. O nosso evento também contou com a participação especial dos representantes da Câmara Municipal de Ubá que vieram prestigiar esse momento importante do Polo Zona da Mata Norte, o presidente da Câmara José Roberto Reis Filgueiras (REPUBLICANOS), o diretor geral Guilherme Gomes Ribeiro, a diretora da Escola do Legislativo Amanda Cisneiros e a diretora de comunicação Danubia Mota. Alunos que participaram do Parlamento Jovem (PJ) 2023 também foram convidados a falar, sendo eles representados pela estudante Júlia Marcelino e Cesar Bitarães. No evento destinado à abertura do Parlamento Jovem em Viçosa, foi explicado a temática proposta para o ano, "Jovem e o Mercado de Trabalho" que é acompanhada pelos subtemas: 'Desenvolvimento econômico e geração de trabalho'; 'Escolaridade e qualificação profissional' e 'Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho'. O tema foi escolhido pelos estudantes participantes do PJ do ano anterior (2022), a partir de uma votação na plenária estadual.

AULA INAUGURAL - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 1° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT

Iniciamos no dia 28 de março, na E.E. Drº Raimundo Alves Torres - ESEDRAT os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi planejada pelos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, Bárbara Luiza e Pedro Emanuel, como uma dinâmica para que os alunos conheçam e entendam como funcionará o Parlamento Jovem (PJ) 2023 e sua temática deste ano, que é Jovem e o Mercado de Trabalho. Após o ano passado seguindo o cronograma da escola que está em período integral atualmente conforme o Novo Ensino Médio, foi viabilizado uma forma de participação ativa dos alunos e eles se mostraram animados e muito engajados para o projeto deste ano, então contamos com a participação ativa da ESEDRAT em 2023!

ENCONTRO PJ - 1° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ 2023 - 1° AULA TEMÁTICA - ELV

No Plenarinho da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho (ELV) íniciamos os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023, na tarde de quarta-feira (28 de março). A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Iasmim Lamounier, com uma dinâmica para que os alunos conheçam e entendam como funcionará o Parlamento Jovem (PJ) 2023 e sua temática deste ano, que é Jovem e o Mercado de Trabalho. Os monitores e os participantes do PJ 23 tiveram a oportunidade de interagir entre si e também com o tema proposto para esse ano além de entenderem como será trabalhado o tema "Jovem e mercado de trabalho” e acompanhada pelos subtemas: 'Desenvolvimento econômico e geração de trabalho'; 'Escolaridade e qualificação profissional' e 'Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho'. O tema foi escolhido pelos estudantes participantes do PJ do ano anterior (2022), a partir de uma votação na plenária estadual.

ENCONTRO PJ 2023 - 1° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 2° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT

No dia 04 de abril (terça-feira) iniciaram-se as aulas temáticas do Parlamento Jovem 2023 na Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT. As aulas tiveram como objetivo a apresentação dos 3 subtemas envoltos do tema anual Jovem e o Mercado de Trabalho, que foram: Subtema 1 – Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho: Subtema 2 – Escolaridade e Qualificação Profissional; Subtema 3 – Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho. Os monitores, através da dinâmica em sala, criaram atividades para incentivar o pensamento crítico e relacionar os diferentes elementos que envolvem cada subtema para que os alunos pensem em futuras leis para o tema anual. Participar do Parlamento Jovem pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso!

ENCONTRO PJ - 2° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 1° AULA FORMATIVA - ESEDRAT

No dia 11 de abril (terça-feira), os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da primeira aula formativa do Parlamento Jovem (PJ) 2023. Com o objetivo de apresentar aos estudantes como funciona a política institucional e a separação dos três poderes proposta por Montesquieu, a aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, Pedro Emanuel Ribeiro e Caique Alves. Além de aprender sobre a separação dos poderes em um sistema democrático, os alunos também participaram de dinâmicas para se conhecerem melhor e entenderem a importância da inclusão no mercado de trabalho. Com o tema deste ano sendo "Jovem e mercado de trabalho", e subtemas como "Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho", essa primeira aula formativa foi um importante passo para a preparação dos estudantes para as atividades futuras do Parlamento Jovem. Através do PJ, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e oratória, além de debaterem sobre temas importantes para a sociedade. O PJ mostra seu compromisso em formar jovens mais conscientes e atuantes na construção de um futuro melhor.

ENCONTRO PJ - 1° AULA FORMATIVA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 2° AULA TEMÁTICA - ELV

No dia 12 de abril (quarta-feira), o Parlamento Jovem (PJ) 2023 começou suas aulas temáticas no Plenarinho da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho. Nesta aula, os alunos foram apresentados aos três subtemas que giram em torno do tema anual "Jovem e o Mercado de Trabalho": Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho, Escolaridade e Qualificação Profissional, e Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho. Com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e a conexão entre os elementos de cada subtema, os monitores Pedro Emanuel Ribeiro e Caique Alves criaram atividades dinâmicas que os alunos puderam participar. Essas atividades pretendem preparar os alunos para pensar em futuras leis relacionadas ao tema anual.

ENCONTRO PJ - 2° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 1° AULA TEMÁTICA - COLUNI

Foi iniciado no Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023, na manhã de sexta-feira (14 de abril). A aula foi ministrada pelo monitor da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e teve o auxílio dos outros monitores, Caíque Faustino e Iasmim Lamounier, além da participação de uma professora representante do COLUNI. Neste encontro foi usada uma dinâmica para que os alunos conheçam e entendam como funcionará o Parlamento Jovem (PJ) 2023 e sua temática deste ano, que é Jovem e o Mercado de Trabalho. Os monitores e os participantes do PJ 23 tiveram a oportunidade de interagir entre si e também com o tema proposto para esse ano além de entenderem como será trabalhado o tema "Jovem e mercado de trabalho” e acompanhada pelos subtemas: 'Desenvolvimento econômico e geração de trabalho'; 'Escolaridade e qualificação profissional' e 'Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho'. O tema foi escolhido pelos estudantes participantes do PJ do ano anterior (2022), a partir de uma votação na plenária estadual.

ENCONTRO PJ - 1° AULA TEMÁTICA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 2° AULA FORMATIVA - ESEDRAT

No dia 18 de abril (terça-feira), os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da segunda aula formativa do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, Pedro Emanuel Ribeiro e Caique Alves. Que propuseram para os alunos uma metodologia de resolução de problemas, buscando apresentar, discutir e interpretar na prática, os conceitos mais presentes no cotidiano de uma Casa Legislativa e os elementos gerais que compõem a experiência de um agente público na Câmara dos Vereadores. Com o tema deste ano sendo "Jovem e mercado de trabalho", e subtemas como "Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho", essa primeira aula formativa foi um importante passo para a preparação dos estudantes para as atividades futuras do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 2° AULA FORMATIVA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 1° AULA FORMATIVA - ELV

No dia 19 de abril (quarta-feira), os alunos participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2023, tiveram a oportunidade de participar da primeira aula formativa do ano. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, Pedro Emanuel Ribeiro e Caique Alves. Que propuseram para os alunos uma metodologia de resolução de problemas, buscando apresentar, discutir e interpretar na prática, os conceitos mais presentes no cotidiano de uma Casa Legislativa e os elementos gerais que compõem a experiência de um agente público na Câmara dos Vereadores. Com o tema deste ano sendo "Jovem e mercado de trabalho", e subtemas como "Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho", essa primeira aula formativa foi um importante passo para a preparação dos estudantes para as atividades futuras do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 1° AULA FORMATIVA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 3° AULA TEMÁTICA - ELV

No dia 26 de abril (quarta-feira), os alunos participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2023, tiveram a oportunidade de participar da segunda aula formativa no Plenarinho da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Alves e Bárbara Barbosa. Que propuseram para os alunos uma metodologia de resolução de problemas, buscando inserir o jovem estudante no centro dos problemas que estão ligados ao subtema 1 Desenvolvimento econômico e Geração de Trabalho) objetivando que estes, sejam protagonistas ativos na resolução destes problemas, tornando assim a participação dos aluno ativa em todas as fases do processo ensino-aprendizagem. Propomos uma ênfase com vistas a prática da confecção de Projetos de Lei e nos processos que são necessários para tal ação. Através de duas dinâmicas os monitores conseguiram extrair dos alunos a criatividade, o desenvolvimento em equipe, foco, liderança e proatividade que são muito importantes para a preparação dos estudantes em futuras atividades do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 3° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 1° AULA FORMATIVA - COLUNI

Na última sexta feira (28 de abril) tivemos nossa primeira aula formativa no Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023, na manhã de sexta-feira (14 de abril). A aula foi ministrada pelo monitor da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e teve o auxílio dos outros monitores, Caíque Faustino e Iasmim Lamounier, além da participação de uma professora representante do COLUNI. Neste encontro a dinâmica foi apresentar o tema e os subtemas do Parlamento Jovem (PJ), sendo ele "Jovem e mercado de trabalho” e acompanhada pelos subtemas: 'Desenvolvimento econômico e geração de trabalho'; 'Escolaridade e qualificação profissional' e 'Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho'. O tema foi escolhido pelos estudantes participantes do PJ do ano anterior (2022), a partir de uma votação na plenária estadual.

ENCONTRO PJ - 1° AULA FORMATIVA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 3° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT

No dia 2 de maio, os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da terceira aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Alves e Pedro Emanuel. Que propuseram para os alunos uma metodologia de resolução de problemas, buscando inserir o jovem estudante no centro dos problemas que estão ligados ao subtema 2 (Escolaridade e qualificação profissional) objetivando que estes, sejam protagonistas ativos na resolução destes problemas, tornando assim a participação dos aluno ativa em todas as fases do processo ensino-aprendizagem. Através de uma dinâmica os monitores conseguiram extrair dos alunos a criatividade, o desenvolvimento em equipe, foco, liderança e proatividade que são muito importantes para a preparação dos estudantes em futuras atividades do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 3° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 4° AULA TEMÁTICA - ELV

Na quarta-feira (03/05) os alunos participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2023, tiveram a oportunidade de participar da segunda aula formativa no Plenarinho da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Alves e Pedro Emanuel, com a participação de Iasmim Lamounier. Que propuseram para os alunos uma metodologia de resolução de problemas, buscando inserir o jovem estudante no centro dos problemas que estão ligados ao subtema 2 (Escolaridade e qualificação profissional) objetivando que estes, sejam protagonistas ativos na resolução destes problemas, tornando assim a participação dos aluno ativa em todas as fases do processo ensino-aprendizagem. Através de uma dinâmica os monitores conseguiram extrair dos alunos a criatividade, o desenvolvimento em equipe, foco, liderança e proatividade que são muito importantes para a preparação dos estudantes em futuras atividades do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 4° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 2° AULA FORMATIVA - COLUNI

Na data do dia 5 de maio tivemos nossa segunda aula formativa no Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelo monitor da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e teve o auxílio dos outros monitores, Caíque Faustino e Iasmim Lamounier. Neste encontro a dinâmica utilizada foi a dos 3 erros, sendo importantíssima para apresentar o subtema 2: 'Escolaridade e qualificação profissional'. O tema foi escolhido pelos estudantes participantes do PJ do ano anterior (2022), a partir de uma votação na plenária estadual.

ENCONTRO PJ - 2° AULA FORMATIVA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 4° TEMÁTICA - ESEDRAT

Ontem (terça-feiral, os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da quarta aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Alves e Pedro Emanuel. No buscamos inserir o jovem estudante no centro dos problemas que estão ligados ao subtema 3 Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho) objetivando que estes, sejam protagonistas ativos na resolução destes problemas, tornando assim a participação dos alunos ativa em todas as fases do processo ensino-aprendizagem. Propomos também uma ênfase com vistas a prática da confecção de Projetos de Lei e nos processos que são necessários para tal ação política.

ENCONTRO PJ - 4° TEMÁTICA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 5° AULA TEMÁTICA - ELV

Ontem quarta-feira(10/05), os alunos que participam do projeto aqui na Escola do Legislativo tiveram a oportunidade de participar da quinta aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Alves e Pedro Emanuel, com apoio de Iasmim Lamounier. No buscamos inserir o jovem estudante no centro dos problemas que estão ligados ao subtema 3 (Jovens em Situação Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho) objetivando que estes, sejam protagonistas ativos na resolução destes problemas, tornando assim a participação dos alunos ativa em todas as fases do processo ensino-aprendizagem. Propomos também uma ênfase com vistas a prática da confecção de Projetos de Lei e nos processos que são necessários para tal ação política.

ENCONTRO PJ - 5° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 2° AULA TEMÁTICA - COLUNI

Na ultima sexta-feira (12/05) no Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelo monitor da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e teve o auxílio dos outros monitores, Caique Faustino e Iasmim Lamounier. A aula proposta para os alunos era uma metodologia de resolução de problemas, buscando inserir o jovem estudante no centro dos problemas que estão ligados aos subtemas 1 (Desenvolvimento econômico e Geração de Trabalho) e 2 (Escolaridade e qualificação profissional) objetivando que estes, sejam protagonistas ativos na resolução destes problemas, tornando assim a participação dos aluno ativa em todas as fases do processo ensino-aprendizagem. Através de uma dinâmica os monitores conseguiram extrair dos alunos a criatividade, o desenvolvimento em equipe, foco, liderança e proatividade que são muito importantes para a preparação dos estudantes em futuras atividades do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 2° AULA TEMÁTICA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 3° AULA FORMATIVA - ESEDRAT

Hoje terça-feira (16/05), os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da terceira aula temática do Parlamento Jovem A aula foi criada e ministrada pelo monitor da Escola do Legislativo Pedro Emanuel. Que propôs aos estudantes o mapeamento dos projetos de leis já existentes sobre a Temática: Jovem e o Mercado de Trabalho. Após esse momento eles iniciaram a produção e escrita dos seus próprios projetos de leis, dando inicio a preparação para a Plenária Municipal.

ENCONTRO PJ - 3° AULA FORMATIVA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 2° AULA FORMATIVA - ELV

Ontem, quarta-feira (17/05),os alunos que participaram do projeto aqui na Escola do Legislativo tiveram a oportunidade de participar da segunda aula formativa do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A primeiro momento a Coordenadora Pedagógica Patrícia Machado Gomes participou do encontro realizando uma conversa e pesquisando os pontos negativos e positivos das aulas do PJ 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Iasmim Lamounier. Que propuseram aos estudantes o mapeamento dos projetos de leis já existentes sobre a Temática: Jovem e o Mercado de Trabalho. Após esse momento eles iniciaram a produção e escrita dos seus próprios projetos de leis, dando inicio a preparação para a Plenária Municipal.

ENCONTRO PJ - 2° AULA FORMATIVA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 3° AULA TEMÁTICA - COLUNI

Na ultima sexta-feira (12/05) no Colégio de Aplicação-CAP-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Faustino e Jasmim Lamounier. Com o auxílio da monitora responsável pelo COLUNI Adriana Ribeiro. A primeiro momento a Coordenadora Pedagógica Patrícia Machado Gomes participou do encontro realizando uma conversa e pesquisando os pontos negativos e positivos das aulas do PJ 2023. Através de uma dinâmica os monitores conseguiram extrair dos alunos a criatividade, o desenvolvimento em equipe, foco, liderança e proatividade que são muito importantes para a preparação dos estudantes em futuras atividades do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 3° AULA TEMÁTICA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 3° AULA FORMATIVA - ELV

Ontem, 25 de maio (quarta-feira),os alunos que participam do projeto aqui na Escola do Legislativo tiveram a oportunidade de participar da segunda aula formativa do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanue, Caique Faustino e Iasmim Lamounier. Que propuseram aos estudantes o mapeamento dos projetos de leis já existentes sobre a Temática: Jovem e o Mercado de Trabalho. Após esse momento eles continuaram a produção e escrita dos seus próprios projetos de leis, dando inicio a preparação para a Plenária Municipal. Neste encontro o que mais foi visado foi a justificativa dos Projetos de Leis que estão sendo elaborados por eles.

ENCONTRO PJ - 3° AULA FORMATIVA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 4 ° AULA TEMÁTICA - COLUNI

Sexta-feira (26/05) no Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa aconteceu mais um encontro do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Caique Faustino. Com o auxílio da monitora responsável pelo COLUNI Adriana Ribeiro. Através de uma dinâmica os monitores conseguiram extrair dos alunos a criatividade, o desenvolvimento em equipe, foco, liderança e proatividade que são muito importantes para a preparação dos estudantes em futuras atividades do Parlamento Jovem.

ENCONTRO PJ - 4 ° AULA TEMÁTICA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 5° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT

Na terça-feira (30/05), os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da quinta aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Caique Faustino. Recapitularam tudo que foi trabalhado ao longo da aula e propondo aos alunos a elaboração de uma proposta que solucione por meio do poder e do jogo político os problemas que cada grupo recebeu na troca de problemas entre os grupos. Para finalizar, cada grupo explanou e defendeu com argumentos palpáveis, suas propostas para solucionar os problemas que foi designada a cada grupo.

ENCONTRO PJ - 5° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 6° AULA TEMÁTICA - ELV

Hoje, quarta-feira (31/05), os alunos que participam do projeto aqui na Escola do Legislativo tiveram a oportunidade de participar da sexta aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi criada e ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Caique Faustino e Adriana Ribeiro. Recapitularam tudo que foi trabalhado ao longo da aula e propondo aos alunos a elaboração de uma proposta que solucione por meio do poder e do jogo político os problemas que cada grupo recebeu na troca de problemas entre os grupos. Para finalizar, cada grupo explanou e defendeu com argumentos palpáveis, suas propostas para solucionar os problemas que foi designada a cada grupo.

ENCONTRO PJ - 6° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 5° AULA TEMÁTICA - COLUNI

Sexta feira (02/06) nossa turma do Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa teve o seu encontro em uma sala do Departamento de Ciências Sociais (DSC) onde puderam adentrar mais no Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Emanuel e Caique Faustino. Com o auxílio da monitora responsável pelo COLUNI Adriana Ribeiro. Recapitularam tudo que foi trabalhado ao longo da aula e propondo aos alunos a elaboração de uma proposta que solucione por meio do poder e do jogo político os problemas que cada grupo recebeu na troca de problemas entre os grupos. Para finalizar, cada grupo se organizou para que a dinâmica de criação transbordasse esse universo do encontro do PJ. Os grupos puderam ter maiores trocas e interações.

ENCONTRO PJ - 5° AULA TEMÁTICA - COLUNI - Leia mais…

ENCONTRÃO PJ 2023

Ontem, (07/06) aconteceu nosso primeiro ENCONTRÃO PJ 2023 e momento incrível que unimos nossas três turmas do Parlamento Jovem (PJ). Nesse encontro fizemos de fato uma grande imersão para que todos os participantes do projeto se conhecessem e já comecem a interagir para as próximas etapas que estão por vir. Os monitores da Escola do Legislativo juntamente com o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, o vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), com a Coordenadora Técnica Marly Coelho Januário (PSC) e com a Coordenadora Pedagógica Patrícia Machado Gomes prepararam os alunos de forma que conheçam os termos utilizados e sobre o funcionamento de uma plenária. Os participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2023 conseguiram interagir e se conhecer para irem pras próximas etapas mais unidos e com mais conhecimento técnico e formativo.

ENCONTRÃO PJ 2023 - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 6° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT

Nesta terça-feira (13/06), os alunos da Escola Doutor Raimundo Alves Torres, mais conhecida como ESEDRAT, tiveram a oportunidade de participar da sexta aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Caíque Faustino. No encontro proposto, foi recapitulado tudo que foi trabalhado ao longo da aula e propondo aos alunos terminassem as criações dos Projetos de Leis que já estavam sendo desenvolvidos por eles. Os grupos puderam ter maiores trocas e interações.

ENCONTRO PJ - 6° AULA TEMÁTICA - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 7° AULA TEMÁTICA - ELV

Hoje quarta-feira (17/06), os alunos que participam do projeto aqui na Escola do Legislativo tiveram a oportunidade de participar da sétima aula temática do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Caíque Faustino. No encontro proposto, foi recapitulado tudo que foi trabalhado ao longo da aula e propondo aos alunos terminassem as criações dos Projetos de Leis que já estavam sendo desenvolvidos por eles. Os grupos puderam ter maiores trocas e interações.

ENCONTRO PJ - 7° AULA TEMÁTICA - ELV - Leia mais…

ENCONTRO PJ - 6° AULA TEMÁTICA - COLUNI

Sexta feira (19/06) nossa turma do Colégio de Aplicação-CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa mais um encontro do Parlamento Jovem (PJ) 2023. A aula foi ministrada pelos monitores da Escola do Legislativo Pedro Emanuel e Caíque Faustino. Com o auxílio da monitora Iasmim Lamounier e também da responsável pelo COLUNI Adriana Ribeiro. Recapitularam tudo que foi trabalhado ao longo da aula e propondo aos alunos a uma mini plenária para que os alunos se preparem da melhor forma possível para a Plenária Municipal que acontecerá dia 21 de junho (quarta-feira). Para finalizar, os alunos participaram ativamente da leitura de cada proposta. Os alunos presentes puderam ter maiores trocas e interações.

ENCONTRO PJ - 6° AULA TEMÁTICA - COLUNI - Leia mais…

2° ENCONTRÃO DO PARLAMENTO JOVEM 2023

Ontem, (05/06)aconteceu nosso segundo ENCONTRÃO PJ 2023 e momento incrível que unimos nossas três turmas do Parlamento Jovem (PJ). Nesse encontro fizemos nossa segunda imersão com as três turmas do Parlamento Jovem (PJ), servindo também como uma breve despedida pois os alunos entrarão de férias mas também tivemos uma super aula de cidadania com os nossos Coordenadores e Monitores. Os monitores da Escola do Legislativo juntamente com o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, o vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), com a Coordenadora Técnica Marly Coelho Januário (PSC) e com a Coordenadora Pedagógica Patrícia Machado Gomes prepararam os alunos para a próxima etapa que é a Plenária Regional que ocorrerá em Ubá. Os participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2023 conseguiram interagir e se conhecer para irem pras próximas etapas mais unidos e com mais conhecimento técnico e formativo, além de se divertirem com as dinâmicas propostas nesse super ENCONTRÃO!!!

2° ENCONTRÃO DO PARLAMENTO JOVEM 2023 - Leia mais…

Ações do documento